CIC atende mais de 1 milhão de pessoas em 2019

 

Em 2019, a atuação da Secretaria da Justiça e Cidadania fortaleceu a promoção dos direitos humanos, o acesso à Justiça e a cidadania, aprimorando projetos e programas e desenvolvendo ações estratégicas nessa área.

O programa Centro de Integração da Cidadania (CIC) fez parte dos inúmeros serviços prestados à sociedade.

Na soma de todas as unidades, o CIC registrou 1.397.513 de atendimentos de janeiro a dezembro de 2019.

Cerca de 23.539 mil pessoas assistiram às 30 palestras ministradas nos CICs abordando temas voltados para a cidadania.

Com relação aos cursos em parceria com o Paula Souza, foram oferecidas 5.782 vagas de cursos entre agosto e dezembro de 2019, nas 17 Unidades CIC.

Durante todo o ano, foram desenvolvidos 77 Cidadania em Movimento, com mais de 102.497 atendimentos prestados em 18 cidades.

O programa realizou 6 edições do projeto Sabadania, com mais de 25.538 atendimentos; ações e mutirão de saúde como, projeto água limpa, caravana da saúde, vacinação de idosos contra gripe, campanha da visão, glicemia, HIV, hepatite e ação saúde bucal, além de diversos serviços do Programa de Saúde da Família oferecidos nas unidades.

O CIC tem como objetivo promover atividades e serviços gratuitos que possibilitem melhoria na qualidade de vida da comunidade local e estimulem a integração e a inclusão social.

São 17 unidades no Estado de São Paulo, sendo 8 na capital, 5 na Grande São Paulo, 1 no litoral e 3 no interior do estado.

Nas Unidades CIC, a população pode participar ativamente de ações para o desenvolvimento da comunidade e tem acesso a inúmeros serviços gratuitos, como emissão de documentos e de segunda via de contas; serviços do Poupatempo; Acessa São Paulo; cadastro biométrico para eleitores e mutirões

Também são oferecidos cursos de capacitação, palestras, encaminhamento para vagas de emprego; orientação jurídica e acesso à Justiça e orientação aos consumidores.

Os cidadãos ainda contam com orientação para imigrantes e refugiados; capacitação e orientação pelo SEBRAE; ensino social profissionalizante e mediação de conflitos.

Também são disponibilizados perícias de investigação de paternidade (DNA); exames de saúde e triagem para atendimento odontológico.

Além de atividades culturais e esportivas, entretenimento; corte de cabelo e serviços de beleza.

CAMPANHAS

A Secretaria da Justiça e Cidadania lançou em junho de 2019 a campanha “Imigrante, São Paulo te Acolhe”, promovida no Centro de Integração da Cidadania (CIC) do Imigrante, localizado na Rua Barra Funda, 1.020, no bairro Santa Cecília, em São Paulo.

Com mensagens nas redes sociais e em pontos estratégicos como metrôs, rodoviárias e aeroportos, a campanha permanente apresenta os serviços disponíveis na Secretaria da Justiça e Cidadania para atendimento aos migrantes, refugiados e imigrantes, além de alertar sobre a xenofobia.

Já em novembro, a Pasta integrou a ação promovida pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para facilitar a mobilidade dos turistas durante o evento da Fórmula 1, realizado tradicionalmente no autódromo de Interlagos.

O CIC do Imigrante reuniu currículos de aproximadamente 100 estrangeiros que frequentam os cursos e as atividades desenvolvidas na unidade.

O grupo, composto por bilíngues e poliglotas vindos de 34 países, facilitou a comunicação com os visitantes da cidade durante a competição da mais popular modalidade de automobilismo do mundo.

 

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Email: imprensa@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612

Governo do Estado de SP