Centro de Referência e Apoio à Vítima

O que é?

O Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI) é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania, criado em julho de 1998 pelo Governo do Estado de São Paulo, para dar apoio às vítimas diretas e indiretas de crimes contra a vida, e assim dar eficácia ao artigo 245 da Constituição Federal e ao artigo 278 da Constituição Estadual.

Tem como missão: ser referência para ações e políticas públicas que visam a superar os ciclos de violência e promover reconhecimento, cidadania e acesso à justiça e aos direitos de vítimas de crimes violentos.

 

O que faz?

O CRAVI oferece atendimento público e gratuito às vítimas e seus familiares. Qualquer cidadão (a) que tenha passado por uma situação de violência de qualquer natureza, inclusive violência doméstica, será acolhido no serviço por uma equipe interdisciplinar, especializada em realizar a triagem dos casos.

A equipe do CRAVI é composta por assistente social, psicólogos e estagiários das respectivas áreas. Esses profissionais são especialistas no atendimento às vítimas de crimes violentos, que na sua maioria são sobreviventes, ou familiares que perderam seu ente querido assassinado.

Ao realizar a triagem com as vítimas, a equipe identifica os problemas enfrentados e direciona para receber apoio no próprio centro, ou poderá encaminhá-las, para as demais unidades do Cravi, rede ou serviços pertinentes às suas demandas.

O apoio oferecido pelo CRAVI consiste no acolhimento, atendimento, acesso a informação e orientação às vítimas nos casos de crimes tentados ou consumado, tais como: feminicídio,  homicídio, latrocínio, estupro e lesão corporal grave entre outros.

O CRAVI disponibiliza espaço sigiloso e acolhedor para apoiar, escutar e cuidar do cidadão exposto ao sofrimento causado pela violência. Através do atendimento presencial, oferecemos apoio psicossocial e orientação jurídica, por meio de parcerias estabelecidas com o Ministério Público do Estado de São Paulo e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo. 

A assistência às vítimas auxilia no desenvolvimento de recursos psíquicos que proporcionam atitudes positivas frente às consequências da violência e promovem a reconstrução de laços sociais, a confiança na Justiça e o exercício da cidadania.

Também incentiva e promove a criação de outros serviços de atendimento às vítimas nos municípios do Estado.

O CRAVI realiza mensalmente um ciclo de palestras para o público sobre temas correlatos.

 

Coordenador: Bruno Fedri