25ª Operação Combustível Limpo em cinco postos na capital

Nesta segunda-feira, 11 de julho, a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), o Procon-SP e a Polícia Civil realizaram a 25ª etapa da Operação Combustível Limpo na capital do Estado de São Paulo.

A força-tarefa tem a finalidade de combater fraudes e irregularidades em postos de combustíveis e contou com a presença do secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa.

As equipes do Ipem-SP, Procon-SP e da Polícia Civil fiscalizaram cinco postos de combustíveis na ação nos bairros Vila Clementino, Vila Mariana, Sumarezinho, Jardim Edith e Pinheiros.

(Foto: Divulgação/SJC)

Foram encontradas irregularidades em dois postos, dentre elas:  prejuízo ao consumidor por fornecer menos combustível que o pago; corpo estranho instalado na bomba medidora; a bomba medidora sofreu alterações em suas características, ficando em desacordo com a Portaria de Aprovação de Modelo; violação dos pontos de selagem; e a mangueira instalada na bomba medidora encontrava-se em mau estado de conservação.

Desde a sua criação, em outubro de 2021, a Operação Combustível Limpo fez 25 operações. As equipes do Ipem-SP fiscalizaram 111 postos nas cidades de São Paulo, Araçatuba, Campinas, Guarujá, Santos, Osasco, Praia Grande, Registro, Santo André, São Bernardo do Campo e Taboão da Serra. Destes, 58 estabelecimentos apresentaram irregularidades e foram autuados pelos fiscais do instituto; 14 estavam fechados no momento da operação; 38 estavam corretos; e um posto estava aberto, mas sem energia elétrica, portanto não houve fiscalização.

Caso o cidadão identifique algum estabelecimento que apresente irregularidades, a denúncia pode ser feita para a Ouvidoria do Ipem-SP pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

(Foto: Divulgação/SJC)
Governo do Estado de SP