20º etapa da Operação Combustível Limpo encontra irregularidades em 3 postos

Nesta quarta-feira, 4 de maio, a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realizaram a 20ª etapa da Operação Combustível Limpo, na região do Grande ABC. 

A força-tarefa tem a finalidade de combater fraudes e irregularidades em postos de combustíveis e contou com a presença do secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa.

As equipes do Ipem-SP fiscalizaram quatro postos de combustíveis na ação, localizados nos bairros Rudge Ramos e Assunção, em São Bernardo do Campo, e nos bairros da Vila Príncipe de Gales e da Vila Helena, em Santo André.

Foram encontradas irregularidades em três postos, dentre elas: prejuízo ao consumidor por abastecer menos do que o pago; violação dos pontos de selagem das bombas; corpo estranho na bomba medidora; alteração nas características da bomba; violação nos pontos de selagem do instrumento; e fraude metrológica.

Desde a sua criação, em outubro de 2021, a Operação Combustível Limpo fez 20 operações. As equipes do Ipem-SP fiscalizaram 93 postos nas cidades de São Paulo, Campinas, Guarujá, Santos, Osasco, Praia Grande, Registro, Santo André e São Bernardo do Campo. Destes, 48 estabelecimentos apresentaram irregularidades e foram autuados pelos fiscais do instituto.

Caso o cidadão identifique algum estabelecimento que apresente irregularidades, a denúncia pode ser feita para a Ouvidoria do Ipem-SP pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

Governo do Estado de SP