18º etapa da Operação Combustível Limpo encontra irregularidades em 4 postos

Nesta quinta-feira, 28 de abril, a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realizaram a 18ª etapa da Operação Combustível Limpo, na capital paulista e no município de Osasco. 

A força-tarefa tem a finalidade de combater fraudes e irregularidades em postos de combustíveis e contou com a presença do secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa.

As equipes do Ipem-SP fiscalizaram 6 postos de combustíveis na ação, localizados nos bairros Jardim Adalgisa, Jardim D’Abril e Vila Lageado, na capital, e em Osasco nos bairros Jardim Conceição, Presidente Altino e no centro. 

Foram encontradas irregularidades em quatro postos, dentre elas: uso indevido de bandeira; prejuízo ao consumidor por abastecer menos do que o pago; violação dos pontos de selagem das bombas; corpo estranho na bomba medidora; controle remoto com ativação de possível fraude; acesso ao fio de calibração da bomba medidora; e violação de interdição na bomba medidora.

Desde a sua criação, em outubro de 2021, a Operação Combustível Limpo fez 18 operações que resultaram na fiscalização de 84 postos nas cidades de São Paulo, Campinas, Guarujá, Santos, Osasco, Praia Grande e Santo André. Destes, 44 estabelecimentos apresentaram irregularidades e foram autuados pelos fiscais do instituto, inclusive com fechamento e prisão de envolvidos.

Caso o cidadão identifique algum estabelecimento que apresente irregularidades, a denúncia pode ser feita para a Ouvidoria do Ipem-SP pelo telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br.

Governo do Estado de SP