1,8 mil gestores, conselheiros e representantes da sociedade civil de 90 municípios participam do 2.º Encontro Estadual de Juventude em SP

Durante três dias, representantes municipais de juventude acompanharam palestras e capacitações voltadas às boas práticas de governança

O 2.º Encontro de Juventude do estado de São Paulo, em Catanduva, terminou no último sábado (24), com a participação de 1,8 mil gestores, conselheiros municipais de juventude e representantes da sociedade civil. A iniciativa foi realizada entre os dias 22 e 24 de fevereiro, e teve como objetivo aprofundar as discussões sobre as políticas públicas e as práticas relacionadas ao desenvolvimento das estruturas juvenis nos municípios paulistas.

“A segunda edição do encontro foi um sucesso graças à participação dos jovens, gestores e conselheiros municipais de juventude, com importante apoio da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp) e da Secretaria da Educação. O fortalecimento da agenda de governança e a gestão de políticas públicas para a juventude passam pelo envolvimento de todos”, enfatiza o coordenador estadual de Políticas para a Juventude, Juliano Camilo Borges.

No primeiro dia, o senador Astronauta Marcos Pontes promoveu a palestra de abertura e contou a sua trajetória de vida, abordando o início em Bauru, os desafios na área aeronáutica, a participação em programas da NASA, a ida ao espaço, sendo o primeiro brasileiro, sul-americano e lusófono a cumprir a missão espacial, a atuação como Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações e, atualmente, como senador, eleito pelo estado de São Paulo na última eleição.

Na sexta-feira (23) e sábado (24), os gestores de juventude, Carol Frigato (Getulina), Ana Paula Vaz (São Carlos), Fernandes Carvalho (Ilha Solteira), Maiara Garcia (Olímpia) apresentaram seus respectivos trabalhos nos municípios. Já os vereadores Tutty Pereira (Lins), Alexandre Pinheiro (Monte Mor), Maicon Rodrigo (Caçapava), João Victor (Mogi Mirim) e Zilda Aparecida (Balbinos) falaram sobre as atividades realizadas nas câmaras municipais.

Durante os três dias, os gestores e conselheiros de juventude, Caíque Alves (Itanhaém), Caio Fordiani (Catanduva), vereador Lucas Fernandes (Guaiçara), Marcos Vinicius (Guarujá), Renê Miguel (Osvaldo Cruz), João Uchoas (Piquete) e Amanda Simões (Itapetininga) destacaram o papel da sociedade civil na agenda juvenil.

O encontro também contou com a participação de três prefeitos, padre Osvaldo de Oliveira Rosa (Catanduva), Vera Morena (Osvaldo Cruz) e Anderson Ferreira (Macatuba), além dos representantes da Secretaria estadual da Educação, Larissa Moreira e Nicollas Oliveira, do presidente da União dos Vereadores de São Paulo (Uvesp), Sebastião Misiara, da presidente executiva da Uvesp, Silvia Melo, e do chefe de gabinete da deputada Fabiana Bolsonaro, Cesar Poletti.

O 2.º Encontro de Juventude do Estado de São Paulo foi uma realização da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio da Coordenadoria de Políticas para a Juventude (CPJ), com apoio da prefeitura de Catanduva, além de parceria institucional com a União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), a Associação Paulista de Municípios (APM) e o Centro Universitário Padre Albino (Unifipa).