Secretário da Justiça visita unidades do Centro de Integração da Cidadania

CIC Ferraz de Vasconcelos

O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, visitou nessa quarta-feira (15) as unidades Ferraz de Vasconcelos e Leste do Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa da Pasta que tem como objetivo promover atividades e serviços gratuitos que possibilitem melhoria na qualidade de vida da comunidade local e estimulem a integração e a inclusão social.

Paulo Dimas percorreu as instalações das sedes, conversou com funcionários e com munícipes com o propósito de melhorar as instalações e buscar a excelência dos serviços prestados.

Regina Helena Costa, assistente social e gestora do Bolsa Família, falou da importância do CIC para a população do entorno. “Conseguimos atender o usuário oferecendo inúmeros serviços no mesmo local, sem necessidade dele se deslocar”, pontuou.

A Julia Nobre de Campos frequenta o espaço há 4 anos e, na ocasião, retirou a segunda via da sua Certidão de Casamento e da Certidão de Nascimento da neta. “Foi muito rápido, ganhei tempo e, se eu tivesse ido ao Cartório, teria de ter pago. Aqui eu não paguei nada”, ressaltou.

Solange Aparecida Rosa de Freitas, está sem trabalhar porque precisou sair do emprego para cuidar da mãe de 85 anos. “Preciso começar a pagar o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) para ter meus direitos garantidos”, contou.

São 17 unidades no Estado de São Paulo, sendo 8 na capital, 5 na Grande São Paulo, 1 no litoral e 3 no interior do estado.

CIC Ferraz de Vasconcelos

Nas Unidades CIC, a população pode participar ativamente de ações para o desenvolvimento da comunidade e tem acesso a inúmeros serviços gratuitos, como emissão de documentos e de segunda via de contas; serviços do Poupatempo; Acessa São Paulo; cadastro biométrico para eleitores e mutirões

CIC Leste

Também são oferecidos cursos de capacitação, palestras, encaminhamento para vagas de emprego; orientação jurídica e acesso à Justiça e orientação aos consumidores.

Os cidadãos ainda contam com orientação para imigrantes e refugiados; capacitação e orientação pelo SEBRAE; ensino social profissionalizante e mediação de conflitos.

Também são disponibilizados perícias de investigação de paternidade (DNA); exames de saúde e triagem para atendimento odontológico.

 

CIC Ferraz de Vasconcelos

Além de atividades culturais e esportivas, entretenimento; corte de cabelo e serviços de beleza.

Acompanharam a visita a coordenadora do Centro de Integração da Cidadania, Tatiana Rached, e os diretores Fátima Regina Ferreira Goulos (CIC Ferraz de Vasconcelos) e Alexandre Ferreira dos Santos (CIC Leste).

O CIC Ferraz de Vasconcelos está localizado na Av. Américo Trufelli, 60, no Conjunto Residencial José Chacon Moriel.

O CIC Leste está instalado na Rua Padre Virgílio Campelo, 150, na Encosta Norte, Itaim Paulista.

Governo do Estado de SP