Secretário da Justiça é laureado com a Medalha do Mérito Comunitário da Polícia Militar

Nesta quarta-feira, 9, o secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, foi condecorado com a Medalha do Mérito Comunitário.  Este ano, foram homenageadas 49 pessoas, sendo 14 civis, 32 militares, mais dois veteranos e um que faleceu em serviço. Entre os laureados estão o secretário de Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, a coronel da PM Helena dos Santos Reis, e o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças. A cerimônia ocorreu no Teatro das Artes do Shopping Eldorado.

A Medalha do Mérito Comunitário foi instituída na Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio do Decreto nº 45.214/2000, posteriormente alterado pelo Decreto nº 47.127/2002, com a finalidade de laurear personalidades, civis ou militares, policiais militares e entidades públicas ou particulares que, por sua atuação excepcional, tenham se destacado em ações comunitárias para apoiar e valorizar as atividades da Polícia Militar.

“As Secretarias da Justiça e da Segurança Pública nasceram gêmeas, hoje estão em corpos separados, mas com espíritos unidos. Quando se fala em segurança se fala em Justiça, somos parceiros”, afirmou o secretário de Segurança Pública.

A entrega da medalha também tem relação com a comemoração do aniversário de implantação do Policiamento Comunitário, que ocorre todos os anos em 30 de setembro.

Seminário Internacional

Após a entrega das medalhas teve início o Seminário Internacional de Polícia Comunitária 2019: Escola Mais Segura – Novas Estratégias. O evento foi destinado à comunidade e aos profissionais de polícia dos níveis estratégico, tático e operacional. Estiveram presentes representantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Roraima, Pará, Rio de Janeiro, Amazonas, El Salvador e Honduras.  O objetivo do seminário foi promover a capacitação e a difusão do conhecimento para os colaboradores envolvidos na execução e fiscalização das atividades de Polícia Comunitária. 

A coronel Helena dos Santos Reis falou sobre os trabalhos desenvolvidos pela Polícia Militar com o apoio da comunidade, por meio dos Programas Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Escola Mais Segura e Vizinhança Solidária. “Uma escola mais segura é fundamental para auxiliar os cidadãos e consolidar o respeito. A aproximação da Polícia Militar com a comunidade está mais presente. A força militar também é importante para pacificar algumas comunidades.”

“Que possamos estar juntos nesse processo de fortalecimento da segurança na cidade de São Paulo”, afirmou a comandante-geral da Guarda Civil Metropolitana, Elza Paulino de Souza.

previous arrow
next arrow
Slider

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania
Email: justica@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612

Governo do Estado de SP