Secretaria participa de encontro dos Emirados Árabes sobre tolerância e fraternidade

O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, participou na noite desta quarta-feira (18) do evento “Tolerância e Fraternidade”, promovido pelos Emirados Árabes Unidos na Câmara Municipal de São Paulo.

O encontro teve como base o documento “Fraternidade Humana para a Paz Mundial e a Convivência Comum”, assinado pelo papa Francisco e pelo imã Al-Azhar Ahamed, em fevereiro de 2019, em Abu Dhabi. O texto é marcado pela condenação ao terrorismo e à violência, principalmente quando se dizem motivadas por questões religiosas. A assinatura aconteceu durante encontro inter-religioso realizado no Founder’s Memorial, em comemoração aos 800 anos do encontro entre São Francisco de Assis e o sultão al-Malik al Kãmil.

Um documento com o mesmo teor foi assinado na cerimônia na Câmara de São Paulo pelo cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, e pelo sheikh Mohamad Al Bukai.

Dom Odilo e o cônsul dos Emirados Árabes em São Paulo mostram o documento assinado

“Esse é um documento sem precedentes na relação entre o cristianismo e o islamismo”, afirmou o cardeal dom Odilo Scherer, referindo-se aos termos assinados pelo papa Francisco e pelo imã Al-Azhar Ahamed. “É uma luz de esperança em tempos sombrios”, enfatizou, acrescentando que “cristianismo e islamismo devem atuar juntos para combater qualquer forma de intolerância”.

O cônsul geral dos Emirados Árabes em São Paulo, Ibrahim Salem Alalawi, destacou que 2019 foi proclamado pelos Emirados Árabes Unidos como o Ano da Tolerância. “O objetivo é estabelecer os Emirados Árabes Unidos como capital global para a conciliação e afirmar o valor da tolerância como um marco institucional sustentável, por meio de legislações e políticas direcionadas, visando globalizar os valores de tolerância, diálogo, aceitação e abertura a diferentes culturas, especialmente entre as novas gerações, e assegurar que suas repercussões reflitam sobre a sociedade como um todo”, afirmou. Segundo ele, a tolerância é um pilar fundamental da política externa do país, instituída “através da implementação do princípio do respeito mútuo, do diálogo, da cooperação, da não ingerência nos assuntos internos de outros países e da rejeição da violência e do extremismo”.

Secretário Paulo Dimas Mascaretti com autoridades ao final do evento na Câmara de São Paulo

Também participaram da cerimônia; líderes religiosos, o vereador Rodrigo Goulart, membros do Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, da Secretaria da Justiça e Cidadania, e outras autoridades.

Secretaria da Justiça e Cidadania

Email: justica@justica.sp.gov.br