Secretaria da Justiça participa de coletiva sobre a 23ª Parada do Orgulho LGBT

A Secretaria da Justiça e Cidadania participou, nesta segunda-feira (17), da entrevista coletiva sobre a 23ª Parada do Orgulho LGBT, evento que acontecerá no próximo domingo, a partir das 12h, na Avenida Paulista. Este ano, a Parada terá como tema: “50 Anos de Stonewall Nossas Conquistas, Nosso Orgulho de ser LGBT+”.

O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, afirmou que a Pasta está diuturnamente engajada com o trabalho de cultura de paz e respeito à diversidade.

Lembrou conquistas históricas da população LGBT no Brasil, como a aprovação da união estável homoafetiva, casamento de pessoas do mesmo sexo, uso do nome social, e a recente decisão do Supremo Tribunal Federal de criminalizar a homofobia e a transfobia. “A luta é permanente. O evento do próximo domingo é de extrema importância porque marca a reafirmação de direitos”, disse o scretário.

Paulo Dimas Mascaretti lembrou que o estado de São Paulo é pioneiro na adoção de políticas públicas de enfrentamento à LGBTfobia, citando como exemplo a promulgação, em 2001, da Lei Estadual nº 10.948, que pune administrativamente a discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero. A Secretaria da Justiça e Cidadania acolhe denúncias desses tipos de discriminação e, desde a promulgação da lei, já recebeu 537 denúncias e instaurou 406 processos, dos quais 73 estão em andamento.

Para o secretário, no entanto, mais do que a repressão, é preciso trabalhar pela prevenção. “É preciso trabalhar pela mudança de mentalidade das pessoas, por uma sociedade plural, com respeito a todos, de forma que as pessoas vivam bem e sejam felizes”.

Na entrevista, realizado em um hotel na região central, foram apresentadas as atrações da 23ª Parada do Orgulho LGBT, considerada a maior do mundo, com cerca de 3 milhões de participantes a cada ano.

“A cidade de São Paulo se orgulha de sua Parada LGBT e por isso a apoia”, disse o prefeito Bruno Covas, na entrevista. Ele lembrou que, em 2018, o evento teve um impacto de R$ 288 milhões para a capital. “A cidade quer ser cada vez mais referência para o Brasil e para o mundo de respeito e integração”, acrescentou.

Este ano, a Parada terá 19 trios elétricos e atrações como a Spice Girl Melanie C, As Donas, Sonza, Fantini, Lexa, Gloria Groove, DJ Chris, a atriz Bruna Linzmeyer, Aline Rosa, MC Pocahontas e outros.

Também participaram da entrevista a presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT, Cláudia Regina; o vice-presidente da entidade, Renato Viterbo; a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Berenice Gianella da Fonseca, e representantes de empresas patrocinadoras do evento, como Burger King, Avon, MaxMilhas, Uber, KY e Rede Accor.

Estiveram presentes, ainda, pela Secretaria da Justiça, a coordenadora da Coordenação Geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania, Deborah Bittencourt Malheiros, e o coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual, Marcelo Gallego.

Secretaria da Justiça e Cidadania

Email: justica@justica.sp.gov.br