Secretaria da Justiça participa de ação da CPTM durante Fórmula 1

O Centro de Integração da Cidadania (CIC), programa da Secretaria da Justiça e Cidadania, participa entre os dias 15 e 17 de novembro de ação promovida pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para facilitar a mobilidade dos turistas durante o evento da Fórmula 1, realizado tradicionalmente no autódromo de Interlagos.

Uma das 17 unidades do CIC está localizada no bairro Santa Cecília, na Capital. Voltado ao atendimento de imigrantes e refugiados, o CIC do Imigrante reuniu currículos de aproximadamente 100 estrangeiros que frequentam os cursos e as atividades desenvolvidas na unidade.

O grupo irá auxiliar e orientar os usuários que utilizarão as linhas da CPTM como meio de acesso ao autódromo: Aeroporto, Eng. Goulart (linha 13 Jade), Estação Brás (linhas 11 Coral ou 12 Safira), Estação da Luz (linha 7 Rubi ou linha 12 Coral) e nas Estação da Linha 9 Esmeralda: Pinheiros, Berrini, Vila Olimpia, Morumbi e Autódromo.

O serviço será prestado das 8h às 16h, na sexta-feira e no sábado. Já no domingo, o atendimento seguirá até as 18h.

O grupo, composto por bilíngues e poliglotas vindos de 34 países, deve facilitar a comunicação com os visitantes da cidade durante a competição da mais popular modalidade de automobilismo do mundo.

A integração com os colaboradores começou no início do mês, no auditório Espaço da Cidadania, na sede da Secretaria Justiça, local cedido para os ensaios de uma coreografia no formato flashmob em homenagem ao piloto Ayrton Senna.

A atuação surpreendeu os passageiros que transitavam pela Estação da Luz, no último dia 7 de novembro.

Após a gravação, o grupo conheceu o Centro de Controle Operacional (CCO) da Companhia. Na terça (12) e na quarta-feira (13), a equipe recebeu treinamento in loco nas estações que terão maior circulação durante os dias de treino e da corrida.

Intitulado “Em SP habita o mundo”, o projeto da CPTM visa a acolher esses grupos e inserí-los no cotidiano da cidade.

Os imigrantes e refugiados que integram o projeto vêem a iniciativa como uma oportunidade de ganhar visibilidade e experiência para se colocarem no mercado de trabalho e dar início a uma nova fase da vida.

Os currículos recebidos mostraram que muitos desses estrangeiros possuem qualificações diversas, alguns comprovam nível superior, mas, apesar disso, vivem em situação de vulnerabilidade social no Brasil.

Desde 2014, o CIC do Imigrante realiza ações para promover a inserção dos imigrantes e refugiados no mercado de trabalho. O espaço oferece inúmeros serviços, que incluem elaboração de currículo, orientações de acesso à educação, à saúde e ao trabalho formal, regularização migratória, entre outros.

A unidade disponibiliza cursos de português e profissionalizantes (estamparia, escola de moda, bioconstrução e gastronomia). Saiba mais aqui.

O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, salienta o alto fluxo migratório observado na atualidade e a necessidade de conscientizar a população sobre a recepção de imigrantes e refugiados que chegam ao país. “Ser parceiro dessa iniciativa da Secretaria de Transportes Metropolitanos vai ao encontro do trabalho desenvolvido pela Secretaria da Justiça e Cidadania para orientar e acolher os imigrantes e refugiados”, frisou, ao mencionar a campanha ‘Imigrante, São Paulo te acolhe’, lançada pela Pasta no mês de junho.

“Mais do que acolher, nós temos que proteger, encaminhar as pessoas para o emprego, com possibilidade de ter ascensão pessoal e profissional”, observou.

“A campanha mostra que São Paulo, por meio do Governo do Estado, está de braços abertos para receber os imigrantes”, reforçou.

O CIC do Imigrante está localizado na Rua Barra Funda, 1.020. Mais informações pelo telefone (11) 3115–2048 ou acesse aqui.

No Espaço destinado à CPTM na estação Autódromo, ainda está prevista a instalação de uma Feira Gastronômica, com comidas típicas preparadas por imigrantes e refugiados, realizada em parceria com a empresa Open Taste.

A iniciativa da CPTM conta com a parceria da Secretaria da Justiça e Cidadania, da Secretaria Municipal de Turismo e do Fundo de Solidariedade de São Paulo.

 

SERVIÇOS PRESTADOS NO CIC DO IMIGRANTE

 

Orientação jurídica
Direito migratório: regularização documental, isenção de taxas, autorização de residência, solicitação de refúgio, acompanhamento de procedimento de refúgio.

Direcionamento para acesso a serviços essenciais: benefícios de assistência social, moradia, transporte.

Direito do Trabalho: análise de contratos de trabalho, orientação sobre direitos em caso de rescisão do contrato, auxílio em situação de violações de direitos trabalhistas.

Questões cíveis: análise de contratos (locação, prestação de serviço, consumo).

Atendimento: sexta-feira, das 9h às 13h.

 

CURSOS:
Inscrições abertas

PORTUGUÊS BÁSICO/ INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO
Segunda-feira, das 10h às 12h.

Terça-feira, das 10h às 12h.
Sábado, das 14h às 16h.

PREPARATÓRIO PARA ENCCEJA – ETEC – ENEM – CELPE BRAS
Sábado, das 14h às 16h.

CURSO DE ESTAMPARIA
Intensivão: segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

CURSO DE CROCHÊ E MACRAMÊ

Segunda, terça e quarta-feira, das 13h às 17h.

ESCOLA DE MODA
Papelaria e Casa
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

ESCOLA DE Bioconstrução
Segunda a sexta-feira, 8h às 17h.

ESCOLA de Gastronomia e Hospitalidade

Segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

ESCOLA de Informática

Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O CIC

 

O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo que tem como objetivo promover atividades e serviços gratuitos que possibilitam melhoria na qualidade de vida da comunidade e estimulam a integração e a inclusão social.

O CIC possui 17 unidades no Estado de São Paulo, sendo 8 na capital, 5 na Grande São Paulo, 1 no litoral e 3 no interior do estado.

Nas unidades CIC, a população pode participar ativamente para o desenvolvimento da comunidade e ter acesso a inúmeros serviços gratuitos, como emissão de documentos e de segunda via de contas, Acessa São Paulo e Cadastro biométrico para eleitores.

Também são oferecidos cursos de capacitação, casamento comunitário, palestras, encaminhamento para vagas de emprego, mediação de conflitos e orientações jurídicas e aos consumidores.

Ainda são disponibilizadas perícias de investigação de paternidade (DNA), exames de saúde e triagem para atendimento odontológico.

Além de atividades culturais e esportivas, entretenimento e serviços de beleza.

 

Saiba mais aqui sobre o Centro de Integração da Cidadania.

Saiba mais aqui sobre a Campanha “Imigrante, São Paulo te acolhe”

 

 

Governo do Estado de SP