Secretaria da Justiça inaugura nesta terça-feira nova unidade do Cravi em Araçatuba

Nesta terça-feira (03), a Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), inaugurará em Araçatuba uma nova unidade do Programa. A solenidade ocorrerá às 11h na Associação de Apoio à Saúde Mental (ASAS)  na Rua Liberdade, nº 115, na Vila Bandeirante.

Após a cerimônia, os técnicos do Cravi capacitarão a equipe que atenderá a população. Ela é formada por três psicólogas e uma assistente social.

O Cravi, um Programa da Secretaria da Justiça e Cidadania, completou 21 anos em 2019. Desde o início de suas atividades, em 1988, oferece atendimento público gratuito nas modalidades psicossocial e jurídica a vítimas, e seus familiares, de crimes violentos como homicídio, feminicídio e latrocínio. Os usuários que não se enquadram no Programa, são encaminhados para a rede de serviços dos parceiros, entre elas, CRAS, CREAS, UBS.

O Programa já realizou mais de 39 mil atendimentos nas especialidades psicossocial e jurídica. Neste ano, bateu recorde de atendimentos, foram contabilizados 1.846 atendimentos.  Em 2018, foram 1.213, aumento de 85%.

O Cravi também atuou na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano. Do dia do ataque, 13 de março, até 25 de junho de 2019, prestou 572 atendimentos psicológicos individual e em grupos para professores e funcionários nas dependências da escola, e visitou pessoas que não tinham condições físicas ou psicológicas para retornar ao colégio.

O Programa realiza oficinas temáticas com o objetivo de divulgar os serviços oferecidos e proporcionar um espaço de sensibilização sobre temas relativos aos direitos humanos. As oficinas são direcionadas aos profissionais, servidores e estagiários das áreas de saúde, assistência social, direito, psicologia e educação que atuam no atendimento direto à população.

De fevereiro a novembro, foram realizadas oito oficinas com os temas “Compreendendo e Trabalhando a Automutilação”, “Importunação Sexual e a Violência Contra a Mulher” , “Dependência Química: Cuidados na Prevenção e no Tratamento”,  “Enfrentamento do Abuso e da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”,  “Proteção a Testemunhas e Mulheres Vítimas de Violência”, “Dialogando sobre Suicídio e Bullyng na Escola: Alternativas para o Apoio à Comunidade Escolar, Política Nacional da Assistência Social”, e “Racismo Institucional na Perspectiva do Sistema de Justiça”.

Nesses encontros, foram capacitadas 1.795 pessoas. Em 2018, foram 1.040, aumento 71%.

 

Serviço:

Inauguração  CRAVI

Data: 03 de dezembro de 2019

Local: Associação de Apoio à Saúde Mental (ASAS)

Horário: 11h

Endereço: 

Rua Liberdade, nº 115, na Vila Bandeirante.

 

 

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania
Email: justica@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612

 

Governo do Estado de SP