Secretaria da Justiça e Cidadania e Cruz Vermelha Brasileira debatem políticas públicas para imigrantes e refugiados

O secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, recebeu, no dia 16 de janeiro, representantes da Cruz Vermelha Brasileira (CVB) e o juiz da Vara da Infância e da Juventude, Paulo Fadigas. Debateram a implantação de políticas públicas entre a CVB e a Secretaria da Justiça para imigrantes e refugiados.

O secretário da Justiça e Cidadania colocou o Centro de Integração da Cidadania (CIC) do Imigrante à disposição da CVB. Ficou acertado que será assinado um termo de cooperação técnica para definir como será a linha de atuação da Cruz Vermelha e da Secretaria da Justiça.

Em 25 de junho, foi lançada a campanha Imigrante, São Paulo te Acolhe no CIC do Imigrante, no bairro Santa Cecília, em São Paulo. Com mensagens nas redes sociais e pontos estratégicos como metrôs, rodoviárias e aeroportos, a campanha permanente tem como objetivo apresentar os serviços disponíveis na Secretaria da Justiça para atendimento aos migrantes, refugiados e imigrantes e alertar sobre a xenofobia.

A Cruz Vermelha é a principal instituição de ajuda humanitária do mundo. No Brasil está presente em 21 estados.  A CVB também realiza campanhas. No inverno, por exemplo, diversas filiais estaduais e municipais promovem a Campanha do Agasalho. Uma das principais atividades da instituição é o ensino de primeiros socorros. Em 2017, a Cruz Vermelha lançou as Diretrizes Internacionais de Primeiros Socorros e Reanimação. As orientações que a instituição apresenta são uma referência para quem trabalha na área e também para aqueles que querem saber mais sobre a atividade que salva vidas.

Estiveram presentes à reunião pela Cruz Vermelha o secretário geral, Sílvio Balangio Júnior, a diretora de Responsabilidade Social e Voluntariado, Anália Ribeiro, o coordenador de Restabelecimento de Laços Familiares (RLF), Andre Vito Silva, e a oficial administrativo da Secretaria da Justiça Claudia Calvé Olivel.

Os representantes da CVB presentearam o secretário com um exemplar do livro Cruz Vermelha Brasileira: Formação em Tempos de Paz.

Secretaria da Justiça e Cidadania
Email: justica@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612

Governo do Estado de SP