Secretaria da Justiça capacita profissionais do DAEE sobre diversidade e respeito

 

“Diversidade Mais Respeito” foi o tema abordado pelo coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual, da Secretaria da Justiça e Cidadania, Marcelo Gallego, durante palestra proferida para 40 servidores do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE). O encontro ocorreu na quinta-feira (31) às 15h, no auditório da Autarquia, localizado na Rua Boa Vista, 170.  A ação integrou as atividades da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho ( SIPAT).

Durante o encontro, o coordenador explicou que a Lei Estadual nº 10.948/01 pune administrativamente a discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero. A Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual acolhe as denúncias de discriminação via Ouvidoria.

O especialista abordou a importância do respeito do uso do nome social pelas empresas e ressaltou que muitas instituições  são multadas por atos discriminatórios devido à falta de treinamento dos funcionários sobre o tema. “O LGBT quer ser acolhido e tratado de forma respeitosa. Muitas vezes, as pessoas agem de forma preconceituosa por desconhecimento e essas capacitações propiciam o conhecimento, esclarecimento e a quebra de paradigmas”, pontuou.

Nome social é o nome pelo qual as travestis, as mulheres transexuais e os homens trans preferem ser chamados, refletindo a sua identidade de gênero.

 

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania
Email: justica@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612

Governo do Estado de SP