Secretaria da Justiça capacita agentes públicos para atuar em rodas de conversa

A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para a Mulher, em parceria com as Secretarias da Saúde e de Desenvolvimento Social, promoveu nesta sexta-feira (28) curso de capacitação visando a “Atuação em Rodas de Conversas”. O evento, realizado no auditório André Franco Montoro, localizado na sede da Pasta, foi destinado a agentes públicos de diversas áreas.

A coordenadora de Políticas para a Mulher, Albertina Duarte Takiuti, explicou que as rodas de conversa, voltadas para a população que vive em vulnerabilidade social, servem como instrumento para melhorar a compreensão da igualdade de gênero, diminuir a violência contra a mulher, além de fornecer informações sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. “Durante o bate-papo os adolescentes, as mulheres, os homens podem refletir e falar sobre seus sonhos, medos, frustrações e dificuldades, ouvir relatos de outras pessoas e discutir formas conjuntas de resolução de conflitos”, explicou.

Durante a atividade foram debatidos temas diversos ligados à adolescência, como transformação dos corpos da menina e do menino, sexualidade e gravidez. Os facilitadores também foram orientados a observar possíveis sinais de violência e de feminicídio. “A autoestima da mulher deve ser trabalhada desde a adolescência para que na fase adulta ela não se torne submissa e seja vítima de qualquer tipo de violência”, salientou Albertina Takiuti. “Muitas mulheres têm vergonha de dizer que são agredidas e que apanharam, mas quando outras relatam o mesmo problema, elas se identificam e se sentem fortalecidas”, reforçou.

A capacitação foi coordenada pelo psiquiatra Chaffi Abduch, responsável pelo treinamento de rodas de conversa da Secretaria da Saúde,  que apresentou as técnicas e estratégias a serem utilizadas pelos facilitadores durante as rodas de conversas. “Temos que dar voz ao participante, respeitar, e acima de tudo saber ouvir. A roda de conversa desenvolve a cidadania ao provocar mudanças de comportamentos e salvar vidas”, afirmou.

Além da parte teórica, os participantes foram motivados a realizar dinâmicas em grupo.

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania
Email: justica@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612

Governo do Estado de SP