Mais de 900 atendimentos prestados durante Cidadania em Movimento em Juquiá

A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Centro de Integração da Cidadania (CIC), levou neste sábado (05), das 10h às 16h, o projeto Cidadania em Movimento para o município de Juquiá.

A ação, realizada em parceria com a prefeitura do município, ocorreu na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Ruth Tavares das Neves, localizada na Avenida Brasil, 1520- Vila Sanches.

O evento teve como objetivo promover atividades e serviços gratuitos que possibilitem melhoria na qualidade de vida da comunidade local e estimulem a integração e inclusão social.

Durante o “Cidadania em Movimento” foram oferecidos inúmeros serviços, totalizando 975 atendimentos prestados, além da distribuição de mais de 800 pipoca, algodão doce, além de fotos e cópias para a emissão de documentos.

Os cidadãos contaram com uma grande variedade de serviços, entre eles, emissão de 1ª via de RG, com 129 solicitações;  de 1ª e 2ª via de Título de Eleitor, com 60 munícipes atendidos e 21 solicitações de 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito.

Os moradores do entorno também tiveram acesso a orientações sobre direitos do consumidor com profissionais do Procon Municipal, orientações jurídicas, por meio da Ordem Advogados do Brasil (OAB), formalização e regularização de Microempreendedor Individual (MEI) e Banco do Povo Paulista.

Três autarquias vinculadas à Secretaria da Justiça e Cidadania também participaram do evento. O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (IMESC) realizou 5 coletas de material genético para exame de investigação de paternidade (DNA), a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP) orientou a população sobre regularização fundiária, e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM) realizou 194 medição de peso e altura.

Na área da saúde, houve aferição de pressão arterial (90), teste de glicemia (30), teste de DST (27), acupuntura auricular, e Cadastro Único para programas sociais.

Na área da beleza, foram oferecidos corte de cabelo, avaliação facial e cuidados com a pele, e dicas de maquiagem.

Para as crianças foram programadas recreação esportiva, roda de leitura e pintura, apresentações de robôs, jogos com óculos de realidade virtual, pintura facial, gincanas, além da distribuição de pipoca e algodão doce.

Todas as atividades foram gratuitas.

O CIC

O Centro de Integração da Cidadania é um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. Nas 17 unidades do CIC (Cajamar, Campinas, Casa da Cidadania, Feitiço da Vila, do Imigrante, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Grajaú, Guarulhos, Jundiaí, Leste, Norte, Oeste, Sul, Pirapora do Bom Jesus, Laranjal Paulista e São Vicente), localizadas preferencialmente em regiões de grande vulnerabilidade social, a população tem acesso a serviços de emissão de documentos, cursos profissionalizantes, casamentos comunitários, núcleo de mediação de conflitos, orientação ao consumidor pelo Procon-SP, além de acesso à justiça gratuita por meio da Defensoria Pública.

Secretaria da Justiça e Cidadania

Email: justica@justica.sp.gov.br