Ipem encontra irregularidades em 49% dos produtos para festas juninas

Especialistas do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, realizaram na quinta-feira (13) a análise de produtos típicos de festa junina, durante a operação “Pulando a Fogueira”. 

 Nos laboratórios do instituto localizados na capital, em Bauru, Campinas, São Carlos e São José do Rio Preto, foram analisados 39 produtos, dos quais 19 (49% do total) apresentaram irregularidades.

Confira a tabela com as irregularidades encontradas pelas equipes de fiscalização. Acesse https://tinyurl.com/y4n4keua

 O objetivo da operação foi verificar a fidelidade das indicações de quantidade, peso ou volume nas embalagens de produtos típicos, como paçoca, pé-de-moleque, vinho, pinga, milho para pipoca, amendoim, canjica, fubá, doce de abóbora, itens de decoração e até fogos de artifício de pequena potência (biriba, estalo, traque, fósforo de cor).

“A finalidade desta operação especial é analisar se as quantidades de produtos contidos nas embalagens são as indicadas pelos fabricantes e distribuidores, garantindo que o consumidor realmente receba a quantidade exata pela qual está pagando”, explica o superintendente do Ipem, Ricardo Gambaroni.

Produtos típicos de festas juninas são analisados nos laboratórios do Ipem

 

As empresas autuadas pelo Ipem-SP têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.

 Em 2018, a mesma operação encontrou erros em 26% dos produtos fiscalizados nos laboratórios do instituto localizados na capital, Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e São José do Rio Preto.

 

Assessoria de Imprensa do Ipem-SP

(11) 3581-2253 / (11) 99760-3489

taborges@ipem.sp.gov.br

 

Governo do Estado de SP