Governo do Estado lança campanha São Paulo contra as Drogas

No Dia Internacional de Combate às Drogas, 26 de junho, o Governo do Estado lançou a campanha São Paulo contra as Drogas na Escola Estadual Albino Cesar, na Vila Mazzei, zona norte da capital. A ação executada pelas Secretarias da Justiça e Cidadania e da Educação visa a conscientizar estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais sobre as consequências do consumo do álcool e de outras drogas.

“A melhor maneira de evitar o consumo de drogas é a prevenção. O que queremos deixar como mensagem nesta campanha é que o jovem precisa fazer escolhas certas. Como agentes públicos de transformação, precisamos mostrar aos estudantes que é preciso focar em coisas boas, ter esperança para transformar o país, porque nosso futuro depende deles”, afirmou o secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti.

A subsecretária de Acompanhamento da Capital e da Grande São Paulo, Maria Elisabeth Gambini, que representou o secretário da Educação, Rossieli Soares da Silva, explicou que os núcleos pedagógicos das diretorias vão se reunir e elaborar um projeto com os pais, alunos e comunidade acadêmica para dar um feedback da campanha. “Fico feliz em saber que a Secretaria da Justiça abraçou essa causa junto com a Secretaria da Educação. Esse projeto é extremamente importante, pois a droga atinge todas as idades e classes sociais, e infelizmente é fonte de grande parte da violência.”   

O diretor da Escola Estadual Albino Cesar, André Dias de Oliveira, lembrou que o problema atinge toda a região. “É um privilégio recebê-los para debater um tema tão importante como esse que afeta o dia a dia das pessoas.”

A coordenadora da Área da Saúde Mental, Álcool e Drogas da Secretaria da Saúde, Rosângela Elias, disse que a prevenção deve começar precocemente. “Todas as ações que envolvem a prevenção são a base de qualquer projeto de atuação para minimizar o impacto do uso das drogas na sociedade.”

Estiveram presentes à abertura a secretária executiva da Secretaria da Justiça e Cidadania, Ana Paula Sampaio de Queiroz Bandeira Lins; a coordenadora da campanha Izilda Alves; o presidente do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (Coned), Marcelo Ribeiro; a coordenadora dos Centros de Integração da Cidadania (CIC), Vanessa Cristina Martiniano; a diretora do CIC Norte, Denise Avarese; o presidente da Federação de Amor-Exigente, Miguel Tortorelli; a dirigente regional de Ensino Região Norte 2, Rosana Guerriero Andrade; o psiquiatra Pablo Roig; o presidente da Casa Dia São Paulo, Ivanildo José; representantes da Polícia Militar, entre eles coronel Leandro Gomes Santana; entre outros.

Maisa

A apresentadora teen Maisa gravou um vídeo para apoiar a campanha. Ela participa da ação por meio do projeto SBT do Bem, que objetiva conscientizar a população sobre temas diversos. O jornalista, escritor e conferencista internacional José Luiz Tejon também gravou um depoimento sobre o tema.

Serviços

O Centro de Integração da Cidadania (CIC), unidade Norte, montou uma feira na Escola Albino Cesar e ofertou serviços diversos para os estudantes. O Centro Paula Souza divulgou cursos das Etecs e Fatecs, já o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) tratou de vagas para estágio. O Centro de Reestruturação para a Vida (Cervi) também esteve presente. A programação do CIC incluiu apresentações musicais, de capoeira e de judô.

Álcool mata 3 milhões de pessoas por ano no mundo e ações para enfrentamento

Publicado em setembro de 2018, o Relatório Global sobre Álcool e Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 3 milhões de pessoas morreram no mundo em 2016 em decorrência do consumo de bebidas alcoólicas.  

Desenvolvido pela Polícia Militar de São Paulo, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) trabalha a prevenção do uso de drogas entre alunos do ensino fundamental das escolas das redes pública e particular. Desde sua criação em 1993, atendeu mais de 10 milhões de crianças no estado. No primeiro trimestre de 2019, mais de 154,4 mil estudantes foram beneficiados pela ação.

Em 2013, o Governo de São Paulo iniciou um processo de enfrentamento da epidemia de crack, sob o ponto de vista da saúde e da assistência social, por meio do Programa Recomeço, que tem atuação na região da Nova Luz, na capital, e também no restante do estado.

Para prevenir o consumo de álcool e garantir a proteção da saúde de crianças e adolescentes, o Governo de São Paulo também sancionou a Lei nº 14.592/2011, que proíbe a venda ou que se ofereça bebida alcoólica para menores. A população pode denunciar o descumprimento da Lei Antiálcool para Menores no telefone 0800-771-3541, mantido pela Secretaria da Saúde.

Os estabelecimentos que descumprirem as regras serão multados, interditados e podem perder a inscrição no cadastro do contribuinte do ICMS. As inspeções são feitas pelo Procon-SP e Vigilância Sanitária Estadual, com apoio da Polícia Militar. No 0800 também é possível fazer denúncias relacionadas à Lei Antifumo, que veta o consumo de cigarros e produtos derivados em locais fechados.

Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas

O Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (Coned/SP) da Secretária da Justiça e Cidadania desenvolve ações voltadas à prevenção, à redução de danos, ao tratamento e à reinserção social de pessoas afetadas pelo uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas. Presta atendimento ao público em geral, aos conselhos municipais sobre drogas, às instituições da sociedade civil, promove encontros, fóruns, entre outros serviços.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Justiça e Cidadania
Email: justica@justica.sp.gov.br
Tel.: (11) 3291-2612

 

Governo do Estado de SP