Projetos

CASAMENTO COMUNITÁRIO:

O Casamento Comunitário tem como objetivos a regularização da situação civil em comunidades carentes, o fortalecimento do vínculo familiar e a realização do sonho dos casais que não possuem condições de arcar com os custos do casamento no civil.

EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA:

O projeto Educação para Cidadania tem como princípios a autodeterminação das comunidades urbanas e a promoção da inclusão de grupos socialmente marginalizados por quaisquer motivos (gênero, raça, renda, orientação sexual, identidade de gênero, deficiências) por meio da educação para a cidadania.

Pretende propor às comunidades a reflexão sobre seus direitos e deveres a partir da perspectiva local. Procura suscitar temas de direitos humanos por meio de problemáticas locais levantadas pelas próprias comunidades, com foco preferencial nos direitos difusos, promovendo o fomento à vida comunitária.

Os locais para a realização do Projeto Educação para a Cidadania podem ser escolas da rede pública de educação ou associações de bairro.

São utilizadas técnicas de comunicação diferentes do modelo de palestra, principalmente quando se trata do público infanto-juvenil. Os profissionais inserem vídeos, peças teatrais e dinâmicas de grupo para tornar o encontro atrativo e produtivo.

 

CIDADANIA EM MOVIMENTO:

O projeto Cidadania em Movimento busca aproximar o Estado da comunidade, proporcionando que esses dois atores atuem de forma integrada.

Oferece serviços da Secretaria da Justiça e Cidadania e de seus parceiros à população que vive em regiões de alta vulnerabilidade social, como documentação (RG, CTPS, Certidões de nascimento, casamento e óbito), orientação jurídica, social e previdenciária, balcão de emprego, apresentações culturais (música, artesanato, dança), oficinas e brincadeiras para crianças, orientações e serviços de saúde (testes de glicemia e de doença sexualmente transmissíveis; medição de pressão arterial e de peso e altura, atividades de beleza como, corte de cabelo, manicure e limpeza de pele.

Procura, assim, assegurar a democratização do acesso à justiça e à cidadania, bem como o envolvimento com a comunidade local e com o terceiro setor, construindo um projeto comum, voltado para a melhoria das condições de vida em nível do bairro, da cidade e em último plano do Estado.

 

PROJETO SABADANIA:

O Projeto Sabadania visa a promover nas regiões das Unidades do Centro de Integração da Cidadania (CIC) atividades e serviços que possibilitem melhoria na qualidade de vida da comunidade local e estimulem a integração e inclusão social.

São oferecidas serviços que não são prestados durante a semana, tais como: triagem e encaminhamento odontológico e oftalmológico, exame de pressão arterial, corte de cabelo, manicure, limpeza de pele, e orientação social e jurídica, dentre outros. Além disso, desenvolvem-se atividades culturais com foco no trabalho desenvolvido pela comunidade local, como shows, jogo de capoeira, apresentação de teatro, e mostra de artesanato, dentre outras.