CONED debate aspectos do consumo de álcool e tabaco em Botucatu

A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONED), em parceria com a Prefeitura de Botucatu e o Grupo ReAge realizou, em 12 de novembro, o IX Encontro de Conselhos Municipais sobre Drogas do Estado de São Paulo- “Novos Aspectos do Consumo de Álcool e Tabaco”.

O evento ocorreu na Associação de Pais e Amigos das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais, em Botucatu.

Durante o evento, que contou com a participação de 180 representantes de 41 municípios, foram debatidas questões relacionadas ao álcool e tabaco, que apesar de serem substâncias lícitas, são apontados como vilões da saúde e do bem-estar da sociedade.

O encontro também teve como objetivo sensibilizar os gestores municipais que ainda não implantaram Conselhos em seus municípios, aproximar os conselhos municipais e impactar a sociedade para o papel dos conselhos como células fundamentais, na estruturação das políticas públicas.

Entre os temas debatidos estiver:Panorama da Política sobre Drogas; Conselhos Municipais sobre Drogas: Qual a sua importância? A Estrutura da Rede de Atenção em saúde mental: como harmonizar os diferentes níveis de cuidados em benefício dos usuários?; Dependência Química: Conceitos Contemporâneos, Efeitos do álcool na gestante, no feto e no recém-nascido; Apresentação do Grupo REAGE – Rede Cristã de Agentes; Cigarro Eletrônico; e Ciclo Vital e as drogas no sistema familiar.

Ao término do evento, os participantes elaboraram uma Moção, que será encaminhada pelo CONED ao Palácio dos Bandeirantes, solicitando a implantação de um Fundo Estadual sobre Drogas.

Secretaria da Justiça e Cidadania
Email: justica@justica.sp.gov.br