Cidadania em Movimento presta mais de 3.000 atendimentos em Aguaí

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) Campinas, da Secretaria da Justiça e Cidadania, levou neste sábado (15) a ação Cidadania em Movimento para prestar atendimento à população do município de Aguaí, localizado a 100 km de distância. A iniciativa aconteceu durante todo o dia na Escola Municipal Joaquim Giraldi, localizada no Parque Interlagos, e contemplou aproximadamente 750 pessoas, prestando mais de 3.000 atendimentos.

O projeto tem como objetivo promover atividades e serviços gratuitos para melhoria na qualidade de vida da comunidade local, e estimular a integração e a inclusão social.

Os cidadãos contaram com inúmeros serviços de diversas áreas, todos gratuitos. Os mais procurados foram esmaltação de unhas (320), maquiagem (200), corte de cabelo – masculino e feminino (190), designer de sobrancelha (180) e elaboração de currículos (170).

Na área de saúde, 130 pessoas passaram pela aferição de pressão arterial, 189 receberam orientações nutricionais e outras 180 sobre a transmissão da dengue. O atendimento sobre bucal teve a procura de 120 munícipes. O exame de acuidade visual teve 98 interessados.

A vacinação contra a gripe também teve intensa procura: 157 pessoas foram imunizadas contra a doença. Foram feitas, ainda, avaliação física (52) e 180 avaliações de IMC (Índice de Massa Corporal). Cerca de 1.000 preservativos foram distribuídos.

Na ação também foram oferecidos serviços de emissão da 1ª via da carteira profissional e solicitações de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito (23).

Alguns órgãos, como Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), CDHU, INSS, Acessa SP, Sabesp, SESI, Detran, Sebrae, Banco do Povo, estiveram presentes ao evento e realizaram cadastro de emprego, elaboração de currículos, seguro desemprego, renegociação de dívidas, microcrédito, Microempreendedor Individual (MEI), inscrições para cursos, direitos previdenciários, entre outros serviços.

A empresa Unilever distribuiu 400 kits de produtos e prestou esclarecimentos sobre o meio ambiente e o descarte de produtos.

Também foram distribuídos 120 kits de higiene bucal (escova de dente e creme dental), 1.500 algodões doces, 1.300 saquinhos de pipoca para as crianças, que se divertiram na cama elástica e tobogã.

O Instituto de Medicina Social e Criminologia (Imesc), órgão vinculado à Secretaria da Justiça, participou da ação e realizou a coleta de material biológico em 10 pessoas para a realização de perícia de investigação de vínculo genético (DNA).

Os moradores receberam orientações sobre direitos do consumidor, via Procon, e orientações jurídicas, por meio da OAB-SP. Conselheiros tutelares também prestaram informações sobre direitos da criança e do adolescente.

A Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena (CPPNI) apresentou o trabalho para o enfrentamento ao racismo e a desigualdade social, e sobre a Lei nº 14.187/10, que pune administrativamente a discriminação por raça ou cor.

Cerca de 90 pessoas procuraram informações sobre adoção de animais (cães e gatos). Os participantes puderam assistir a apresentações de ginástica rítmica, de sapateado, da banda da APAE e do coral de Aguaí.

Para o prefeito Alexandre Araújo, o evento foi um marco para Aguaí. “Essa foi a primeira vez que essa ação de cidadania foi realizada em nossa cidade, com serviços que a prefeitura disponibiliza e outros que o CIC trouxe”, afirmou. “As pessoas exerceram seus diretos em plenitude. Espero que possamos ter outras ações como essa no município”, destacou Araújo.

O chefe de gabinete da Secretaria da Justiça e Cidadania, Fábio Makoto, que representou o Secretário Paulo Dimas Mascaretti, elogiou a estrutura do evento e a colaboração dos envolvidos. “A comunidade recebeu e utilizou todos os serviços que compõe a rede de atendimento do CIC e do Município de Aguaí. Essa parceria bem-sucedida se repetirá no futuro”, salientou.

Secretaria da Justiça e Cidadania